Reparos na rescisão

Quando o período de locação chega ao final, o imóvel precisa estar da mesma maneira em que foi entregue na chegada dos inquilinos. Para ser realizada a vistoria, o imóvel precisa estar limpo e sem quaisquer objetos que não pertençam a formação original da casa ou itens negociados com o proprietário. Finalizada a vistoria, o proprietário precisa checar se as condições da entrega estão de acordo ou, solicitar novos ajustes aos inquilinos. 

Alguns pontos são considerados no momento de vistoria

  • Tempo de uso
  • Condições estruturais 
  • Acabamento do imóvel
  • Condições das instalações elétricas e hidráulicas
  • Reparos negociados com o proprietário

Na necessidade de reparos, o inquilino deve retornar ao imóvel e realizar os devidos ajustes, saiba o que é de responsabilidade do proprietário e do inquilino na finalização do contrato. 

Responsabilidade dos inquilinos:

Ajustes realizados com a autorização do proprietários ou negociadas como aprimoramentos

  • Instalação ou troca do box
  • Instalação ou troca de chuveiro, chuveirinho e ducha higiênica
  • Instalação ou troca de torneiras e filtros
  • Instalação ou troca das tomadas e interruptores 
  • Instalação ou troca de luminárias 
  • Eletrodomésticos
  • Pisos e tapetes
  • Pinturas ou papel de parede
  • Instalação ou troca de janelas e portas
  • Instalação ou troca de maçanetas e fechaduras
  • Instalação ou troca de armários, suportes de TV, ganchos, espelhos e quaisquer objetos que tenham causado imperfeições na parede
  • Instalação ou troca nas cortinas e persianas

Avarias e falhas causadas pelo uso irregular

  • Eletrodomésticos com sua funcionalidade e estética comprometidas
  • Manchas e riscos nas paredes e no piso
  • Rasgos, manchas, riscos, cortes e demasiada sujeira nos sofás, colchões, cortinas e tapetes
  • Mal funcionamento ou inutilização das luminárias
  • Armários e móveis de madeira, desalinhados, sem os puxadores, furos, riscos, quebrados ou lascados
  • Interruptores e tomadas, com espelhos faltantes, manchas e mal instalados
  • Vidros e espelhos trincados ou faltantes
  • Portas e janelas, desalinhadas ou quebradas
  • Maçanetas e fechaduras, estragadas, inutilizadas e com mal fixação
  • Ar condicionados e aquecedores com mal funcionamento, peças faltantes e sem controle remoto
  • Infestação de insetos
  • Box, pias, vasos sanitários, com fissuras, falta de rejunte, vazamento, desalinhados, entupidos e sujos
  • Sifão e ralo com vazamento ou entupidos
  • Chuveiros, torneiras e filtros com vazamento ou entupidos

É de responsabilidade do proprietário, a manutenção de itens que impactam diretamente a estrutura do imóvel e a segurança

  • Telhados, calhas e caixa d’água
  • Problemas na fiação elétrica e no quadro de forças
  • Telhados, calhas e troca de caixa d’água
  • Vazamentos de água e gás
  • Problemas hidráulicos e infiltrações, que seja indispensável o conserto imediato, o que pode incluir, quebra de parede e renovação de material
  • Revisão nos acondicionados e aquecedores
  • Revisão nas esquadrias de portas e janelas
  • Descupinização
  • Revestimentos de paredes e pisos


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