Todos os anos, os mercados da moda, da decoração, do design e da arquitetura, aguardam ansiosos pelos estudos de cores que serão tendência no ano seguinte. Os tons, que são selecionados a partir de investigações sobre estética, comportamento e mudanças, buscam refletir as principais tendências a nível global em temas diversos, traduzindo em cores os anseios e sentimentos que permeiam a sociedade para o período seguinte.
A grande maioria das marcas já anunciou o que espera para o universo cromático em 2022. Confira a seguir as principais tendências:
Suvinil
Através de uma pesquisa de tendências e comportamento, a Suvinil apresentou o seu estudo de cores para o ano de 2022. Bastante focada nos sentimentos coletivos e individuais, a marca de tintas elegeu o tom Eclipse como a cor do próximo ano. Os 45 tons da paleta de cores tem como objetivo representar as expectativas da marca para o desenvolvimento cromático em diferentes setores, não se atendo apenas ao universo da decoração e arquitetura.
O estudo, chamado de “Sensações Cromáticas”, pautou-se na seguinte pergunta: Como eu quero me sentir em 2022? E o resultado encontrado foi um verde fresco, capaz de representar de forma simultânea a natureza e o digital, além de trazer a energia e a expectativa que temos em relação ao próximo ano. Conforme a definição de Michell Lott, consultor de cores da marca, "Eclipse é um convite para o recomeço".
Mundo Ideal, Mundo Digital e Mundo Surreal foram os três macrotemas que inspiraram todos os tons selecionados. O primeiro conjunto faz referência a uma realidade em que os seres humanos vivem em perfeita harmonia com a natureza, apresentando cores suaves e naturais. O segundo grupo busca representar a influência da tecnologia na estética de tons claros em uma versão suavizada do futurismo. Já o último grupo é inspirado no imaginário humano, cheio de criatividade. A composição possui tons variados, que flutuam entre adocicados, cítricos, envelhecidos e vibrantes.
PPG
Inspirados pela regeneração do mundo pós-pandemia e imitando a resiliência da natureza, a marca de tintas PPG apresentou como cor do ano o Olive Sprig, um verde acinzentado, elegante, natural, relaxante e versátil.
Ideal para ser combinada com materiais naturais, a Olive Sprig harmoniza com móveis de formas arredondadas e elementos arquitetônicos, criando um espaço natural e confortável.
Coral
Apoiados no tema "Novos Ares e Redescobertas", o estudo global realizado pela empresa Akzo Nobel, grupo que engloba a marca Coral no Brasil, propõe para 2022 um tom de azul claro, leve e suave. O Melodia Suave busca retratar o desejo universal de revitalização e reinvenção de todos os aspectos da vida em um mundo pós-pandemia.
Sherwin-Williams
Já a Sherwin-Williams anunciou a cor Neblina Perene como tendência para o próximo ano, um verde sutil, calmante e refrescante. O tom suave é bastante versátil e consegue integrar diferentes tipos de decoração, passeando da art déco à contemporânea, em ambientes comerciais e residenciais.
Eucatex
Para 2022, a Eucatex elegeu a cor Creme de Papaia. A tonalidade é inspirada no nascer e pôr do sol, assim como nas nuances criadas pelo contato dos raios solares com os elementos da terra.
Tintas Iquine
A Tintas Iquine apresenta sua cor do ano 2022: Boi-Bumbá, um laranja-rosa vibrante que instiga confiança e transmite alegria, sensações estas que a população brasileira vai buscar ainda mais no próximo ano, especialmente após um longo período de incertezas.
Segundo Magaly Marinho, gerente de marketing do Grupo Iquine, "Boi-Bumbá é uma cor que nos convida para dias melhores, motiva uma transformação positiva. Nosso estudo de tendências apontou que os brasileiros estarão com grandes expectativas para 2022 e consequentemente mais propensos a abraçar produtos e experiências que despertam a força interior. Será um ano para recuperar a confiança e a positividade. A cor que elegemos carrega essa potência e, ao mesmo tempo, tem a versatilidade para complementar com outras paletas de cores e dar modernidade ao ambiente”.
Impress Decor Brasil
A empresa Impress Decor Brasil não ficou de fora e também desenvolveu o estudo "Cor do Ano", focando no segmento de decoração e arquitetura. Nesta edição, a empresa contou com a colaboração criativa do OHMA Design, escritório dos sócios Nicholas Oher, Fabio Marx e Paloma Bresolin que trabalham para transformar insights em realidade, passando sofisticação e leveza sem deixar de lado a funcionalidade, a harmonia e a originalidade.
Com um olhar sensível e profundo, as empresas trouxeram a Alma, uma cor que transita entre tons de azul e de lilás, um tanto acinzentada, remetendo a algo que não pode ser completamente definido. Esta cor central, assim como suas nuances, são acompanhadas por uma paleta complementar, a Mescla, que tem como objetivo representar a imensa diversidade por onde a alma transita, se mistura e se completa. Essa paleta de cores contempla oito diferentes tonalidades que passeiam do bege a um marrom mais denso.
Pantone
E por último e talvez mais importante, os especialistas em cores da empresa Pantone acabam de anunciar o tom de violeta Very Peri como a Cor do Ano de 2022.
Sob a premissa de transformação, a Pantone declarou que o violeta “anima nosso espírito criativo, curioso e intrigante” e que, dessa forma, “nos ajuda a abraçar uma paisagem alterada de possibilidades, abrindo-nos para uma nova visão enquanto reescrevemos nossas vidas”.
Atuando como um símbolo dos novos tempos, especialmente após um período intenso de isolamento, a nova Cor do Ano busca trazer uma reflexão acerca dos padrões e percepções que foram adquiridos durante este período, representados pelo estreitamento entre o digital e o físico, incentivando a todos a abrir portas para explorar e criar novas possibilidades.
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