Muito se fala sobre as vantagens de recorrer a uma imobiliária na hora de alugar um imóvel. Porém, fica a dúvida: como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para alugar?
Ao saber essa resposta, os proprietários conseguem assimilar o processo e dão um passo adiante para obter maior sucesso em suas estratégias.
Neste conteúdo, falaremos sobre como funcionam as etapas e também vamos discorrer sobre as vantagens de contar com uma imobiliária para ajudar nesse quesito. Desse modo, ficará mais claro como gerenciar as nuances e os desafios.
Saiba mais.
Por que colocar imóvel para alugar em imobiliária?
Vamos começar com as vantagens e a importância de contar com a imobiliária como um auxiliar na hora de alugar um imóvel.
Divulgação com agilidade
Primeiro, é sempre bom contar com uma infraestrutura robusta que ajuda na divulgação de uma propriedade residencial. Afinal, um grande desafio de quem tem um imóvel para alugar é justamente encontrar as pessoas certas e fazer esse trabalho de propaganda.
Geralmente, a pessoa já não tem muito tempo, principalmente se trabalha com outras coisas.
Uma imobiliária trabalha justamente com esse tipo de divulgação, por isso, pode alavancar a visibilidade do bem que você pretende alugar.
Além disso, as imobiliárias mais modernas contam com mecanismos de filtragem e recomendação para permitir que apenas os inquilinos certos cheguem ao seu imóvel.
Ou seja, se perde menos tempo a partir de um match entre quem aluga e a residência a ser alugada. A imobiliária disponibiliza o bem em vários canais e, em pouco tempo, é possível achar uma boa opção de inquilino.
Isso também facilita o processo de entrada e saída de pessoas. Diminui o tempo de encontrar um novo inquilino depois da saída de alguém, tornando a renda do proprietário mais estável e previsível.
Melhor avaliação do imóvel
Se você ainda tem dúvidas ou problemas na hora de avaliar um imóvel, pode ser uma ótima ideia solicitar ajuda de uma empresa do ramo.
Essas corporações contam com poderosos recursos para avaliar um imóvel e estimar exatamente o valor sem gerar nenhuma depreciação.
Assim, é possível garantir para o proprietário o máximo de lucro de acordo com o esperado. A avaliação é feita de acordo com critérios profissionais, com uma visão do mercado — e menos com base em questões subjetivas. Assim, se obtém menos erros e maior chance de concretização do aluguel.
Menos riscos
Com o sistema da imobiliária, também é possível garantir menos riscos para o proprietário. As organizações trabalham com sistemas para garantir que o aluguel seja pago devidamente, no tempo certo, sem prejuízos para o proprietário.
Envolve garantias como fiador, caução, seguro-fiança, etc.
Além disso, há menos riscos ao imóvel também. A imobiliária realiza o controle do uso, as vistorias frequentes e garante que todo o processo seja benéfico e seguro para todas as partes envolvidas.
Análise do inquilino
Hoje, as imobiliárias já contam com sistemas de análise de perfil do inquilino para evitar grandes problemas e até inadimplência.
Isso funciona como uma válvula de segurança que assegura os direitos dos proprietários (e da própria imobiliária), bem como garante menos riscos.
Essa análise também é fundamentada com todo o suporte jurídico que a empresa imobiliária pode oferecer. Assim, entender como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para alugar passa por compreender essa análise.
Essa análise do perfil compreende também, como falamos, a personalização das ofertas de imóvel para cada pessoa. Assim, é possível chegar a uma negociação mais eficiente, com a oferta certa para a pessoa certa.
Como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para alugar?
Vamos agora falar mais sobre o processo de locação com uma imobiliária e sobre como é possível otimizar esse processo.
Como você já sabe, a imobiliária é responsável por intermédio e comunicação entre locador e locatário. Serve, sobretudo, para proteger o interesse de ambas e garantir que haja menos riscos na relação comercial.
Avaliação dos inquilinos
O processo envolve a análise de cada cliente, ou seja, do potencial inquilino. É uma avaliação de crédito, em busca de informações para prever (e prevenir) uma situação de inadimplência.
Essa análise busca reduzir os riscos para que se prossiga a negociação apenas depois de um aval sobre restrições no nome e questões similares.
Análise das condições do imóvel
Uma das principais etapas é a avaliação das condições do imóvel. Nesse caso, trata-se de uma vistoria técnica executada pela imobiliária para entender se há irregularidades, algum problema a sério a ser resolvido ou outras questões mais.
Essa análise também ajuda na hora de estimar o valor e tentar adaptar essa oferta ao mercado e ao potencial conjunto de inquilinos.
Vistorias
Já falamos sobre as vistorias antes do processo de aluguel. É preciso reforçar também que para entender como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para alugar, as pessoas devem compreender a necessidade de vistorias constantes.
Essas avaliações devem ser feitas logo antes da entrada de um inquilino e logo depois da saída. Novamente: é uma função da imobiliária.
Apoio técnico durante a locação
Todo o aparato jurídico relacionado com o processo deve ser gerenciado pela imobiliária. Inclusive, ela oferece todo o suporte da documentação necessária, das garantias de aluguel e de outros fatores indispensáveis.
Ao locador, não é preciso se preocupar demais com esses fatores. A imobiliária assegura menos riscos e todo o cuidado para que os direitos sejam preservados.
Inclusive, isso inclui a formalização e a preparação do contrato de aluguel — o que de fato evidencia a relação comercial envolvida, bem como as obrigações de todos e as garantias.
Também podemos mencionar as negociações para lidar com inadimplências, situações de atraso de pagamento e outras pendências.
Como escolher a imobiliária certa para anunciar seu imóvel?
Alguns fatores podem ser considerados antes da escolha de uma imobiliária.
Uma é justamente a capacidade de divulgação. Uma organização confiável possui uma ampla variedade de canais para divulgar ofertas e apresentar a muitas pessoas os imóveis da carteira.
Nesse sentido, é possível conseguir negócios mais rápido.
Também vale pesquisar a reputação e o tempo de mercado. Uma boa experiência sempre confere maior segurança para os locadores.
Outra questão é pensar na assistência jurídica e na compreensão de como o processo é executado pela imobiliária.
Saiba como anunciar seu imóvel com precisão, segurança e o apoio de quem sabe!
Conclusão
Como funciona para colocar um imóvel na imobiliária para alugar? A resposta para isso você já tem, porque já conferiu o nosso conteúdo.
A importância de contar com uma empresa do ramo é enorme, pois envolve menos riscos, maior agilidade nas negociações, assim como maior capacidade de fazer vistorias e avaliações técnicas precisas.
Diante disso, fica menos pesado para o locador, com maior segurança e certeza de previsibilidade de renda.