Para falar mais sobre o Design Biofílico, convidamos Bia Rafaeli, Arquiteta e Urbanista, formada pela PUCRS, especialista e pioneira em Design Biofílico no Brasil.
Bia trabalhou com a líder do Design Biofílico, Elizabeth Calabrese, em Nova York e recebeu sua qualificação e certificado pela Healthy Building Certificate – HBC PRO.
Ela também é Palestrante de Design Biofílico em diversos eventos, ensinando a Biofilia e o Design Biofílico para outros profissionais aprenderem a aplicar os conceitos, via cursos online e workshops,
Além disso, é idealizadora e mentora da Comunidade Biofílica, única comunidade do Brasil com a teoria completa do Design Biofílico e prática em trabalhos sociais.
Bia separou todos os detalhes do Design Biofílico para compartilhar conosco e para começar, te fazemos a seguinte pergunta:
Você já se questionou como podemos estar mais próximos da natureza durante o nosso dia a dia, mesmo estando, muitas vezes, imersos na rotina da cidade?
Para responder a esta pergunta, nasce o Design Biofílico, que traz a ideia de aproximar a natureza dos nossos ambientes urbanos e criar um equilíbrio entre o homem e a natureza. Esta visão vem conquistando espaço no design de interiores, na arquitetura, no paisagismo e no urbanismo por suas aplicações, elementos e, principalmente, pela preocupação com a saúde integral do ser humano.
Vamos conferir?
DE ONDE VEM O DESIGN BIOFÍLICO?
Baseado na psicologia e nas necessidades da saúde do ser humano, o Design Biofílico busca recriar os benefícios psicológicos, físicos e sociais que as pessoas experimentam ao estarem em contato com a natureza.
Ele pode ser aplicado em uma ampla variedade de projetos, desde edifícios, design de interiores, paisagens e até produtos e tecnologias.
QUAIS OS PRINCIPAIS ELEMENTOS UTILIZADOS NO DESIGN BIOFÍLICO