A compra e venda de imóveis pode parecer uma tarefa fácil, porém, na prática, ela requer um certo planejamento, pois é composta por várias etapas.
A primeira delas, por exemplo, é a escolha do imóvel, o que envolve uma grande quantidade de fatores que devem ser observados, tanto pelos compradores quanto pelo corretor. Uma vez escolhido o imóvel, é dado início a um longo processo de avaliação de documentos, assinaturas, pagamentos de taxas etc.
Por isso, é fundamental ter a presença de um especialista com experiência e conhecimento necessários para lidar com tantos detalhes que, para o público menos familiarizado com o mercado de imóveis, podem passar despercebidos.
Esse especialista é o corretor imobiliário.
Continue a leitura e saiba mais sobre o papel do corretor na compra e venda de imóveis!
Qual o papel de um corretor de imóveis?
Ao se falar em mercado imobiliário, não se pode deixar de pensar em dois aspectos: a emoção e o dinheiro. Esses são dois pontos que merecem muita atenção, pois, quando estão fora de equilíbrio, podem tornar a compra ou venda de um imóvel uma grande dor de cabeça.
É justamente aí que o corretor de imóveis pode te ajudar! Um corretor especializado e de confiança entende a importância de fazer uma escolha consciente e planejada, afinal, ele sabe onde encontrar exatamente o que você procura, seja uma casa, apartamento ou sala comercial. Por isso, faça dele o seu melhor aliado.
Além disso, a todo o momento surgirão dúvidas a respeito dos empreendimentos e do imóvel em si, e quem melhor para tirar as suas dúvidas que um corretor experiente no assunto? Ele será como um ponto de apoio, alguém em quem você pode confiar, e agirá como um intermediador, encontrando a melhor opção dentro do que você procura!
Leia mais: Vender ou alugar imóvel: saiba qual opção escolher!
Quais as principais atribuições de um corretor de imóveis?
Em uma negociação, o corretor deve apresentar a melhor opção de negócio, que atenda a necessidade do seu cliente. Com isso, para garantir o melhor resultado possível, é necessário seguir alguns passos muito importantes para um acordo seguro e bem pensado.
Nós vamos falar um pouco sobre esses pontos agora mesmo!
Conversa com o cliente
Como ponto de partida, o corretor precisa colher o maior número de informações sobre a intenção de compra ou venda do seu cliente, algo que conhecemos como briefing. As informações mais importantes, geralmente, são as seguintes: qual o tipo de imóvel procurado, qual a finalidade da aquisição (se é morar, alugar ou comprar para vender), qual valor se pretende investir, de que não se gostaria de abrir mão, qual a localização desejada, entre outras.
Com essas informações, o corretor poderá ir para o próximo passo com mais certeza do que o cliente deseja, podendo agilizar o processo e tomar decisões mais corretas.
Análise do imóvel
Compreendidas as exigências do seu cliente, o corretor inicia a busca pelo imóvel desejado.
Além de avaliar as características que seu cliente procura, o corretor também precisa ter um grande conhecimento para atestar o estado do imóvel. Ele realiza uma análise detalhada de vários componentes da propriedade, tais como: portas, janelas, instalações elétricas e hidráulicas, pintura, piso e contra piso, identificando possíveis complicações que podem ser decisivas na hora de fechar o negócio. E o melhor: ele também pode dar uma perspectiva sobre a valorização futura da região.
Tudo isso beneficia diretamente o comprador, que, diante de todas essas vantagens, fica mais seguro na hora de realizar a sua compra.
A partir da identificação e da análise do imóvel, é só agendar as visitas e decidir se é o imóvel certo ou não. Se for, então é hora de conferir a documentação!
Conferência de documentos
Não se pode falar de transações imobiliárias sem falar de longos processos burocráticos e vários documentos específicos, em que qualquer deslize pode acarretar em dores de cabeça no futuro.
Porém, o lado bom nisso tudo é que esse é um dos papéis principais de um corretor. É ele quem vai facilitar todo esse processo para você.
Por se tratar de uma atribuição relativamente técnica, o corretor auxilia fortemente nesses aspectos, explicando como funcionam os trâmites legais, garantindo um processo preciso e tranquilo.
Alinhamento e direcionamento para acordo
E, finalmente, o corretor irá conduzir para o fechamento do negócio. Sendo assim, ele será responsável por averiguar os documentos e garantir que a transação seja feita com segurança. Por isso, ele deve estar sempre atualizado no que diz respeito ao mercado imobiliário, como a legislação, os tipos de financiamentos e as linhas de crédito.
Por que um corretor de imóveis é importante?
O corretor de imóveis será como seu melhor amigo nesse período de pesquisa pelo melhor imóvel.
Ele te acompanhará desde a escolha do lugar ideal até o pós-venda, trabalhando para evitar complicações que possam surgir no meio do caminho.
Por isso, é necessário escolher um bom profissional que esteja sempre atualizado, que possua grande repertório técnico, que conheça os fatores que afetam o preço de um imóvel e que compreenda perfeitamente o que deve ser feito no âmbito legal para não gerar complicações quanto ao pagamento e a liberação dos documentos.
Em suma, você precisa de um corretor de imóveis competente, experiente e com o compromisso de te ajudar a encontrar o que você procura.
Conte com especialistas no mercado!
Se você está à procura de um imóvel, conte com o suporte especializado de nossos corretores! Contamos com um time de profissionais dedicados e capacitados para lhe orientar em todas as fases da sua compra!
– Bento Gonçalves
Rua Olavo Bilac, 584 – Cidade Alta
(54) 99623 – 2555
– Porto Alegre
Trend 24 Offices – Rua 24 de Outubro, 1440, sala 1506 – Auxiliadora
(51) 98350-2555