Vender ou alugar imóvel: saiba qual opção escolher!

Vender ou alugar imóvel: saiba qual opção escolher!

No mercado imobiliário, as chances são sempre muito boas, com grandes possibilidades de rentabilidade. Então, é preciso saber como gerenciar melhor as oportunidades e conseguir os melhores resultados. Uma das dúvidas nesse sentido é: vender ou alugar imóveis?

As duas opções podem ser interessantes a depender do perfil do investidor e do que se deseja como objetivo. A partir disso, é possível obter bons lucros e garantir o sucesso das estratégias. 

Saiba mais. 

Vender ou alugar imóveis: qual a melhor opção?

Vender ou alugar? Primeiro, precisamos entender melhor cada opção e suas características.

O mercado imobiliário é marcado pela chegada de muitos investidores em busca de resultados rápidos e consistentes. 

Para isso, muitos investem em venda ou em aluguel. As duas opções podem ser extremamente rentáveis e lucrativas, a depender do objetivo de cada pessoa.

Ou seja, em suma, não existe uma opção melhor em todos os casos. Há pontos positivos em vendas e em aluguel. É preciso avaliar o que se procura e quais são as condições de cada investidor em cada cenário.

Também é bom avaliar certas questões específicas do imóvel. Um dos pontos é a valorização daquele imóvel e da região onde ele está. Pois isso determina se vale a pena realmente passar a posse do bem para outra pessoa ou continuar com ela.

Também é preciso pensar na questão dos custos inerentes a propriedades imobiliárias. No caso de um aluguel, por exemplo, o proprietário ainda pode ter que arcar com tudo isso; ao passo que em vendas, isso deixa de ser um problema.

Outro ponto a analisar é a questão da renda fixa ou a liquidez mais urgente. O investidor deve ter plena consciência do que é importante e de como será beneficiado com cada ação para saber se aquilo se encaixa em seus propósitos. 

Quais as vantagens de investir em imóveis?

Algumas vantagens que podemos desenvolver:

  • rentabilidade;
  • investimento mais seguro;
  • pagamento diversificado e facilitado. 

Um dos pontos mais vantajosos do investimento em imóveis é a rentabilidade. O mercado imobiliário apresenta fortes oportunidades para quem busca aumentar a renda e conseguir resultados consistentes e frequentes.

Seja em um caso, seja em outro, caso escolha vender ou alugar o imóvel, o proprietário terá a vantagem da rentabilidade alta, maior do que em outros investimentos. 

Imóveis sempre são valorizados por elementos ao redor, como melhorias na infraestrutura de um bairro, por exemplo. Caso o investidor já consiga a localização mais interessante, poderá conseguir lucros incríveis. 

Também se destaca o fato de que o investimento em imóveis tende a ser mais seguro, sendo um investimento mais robusto e forte. 

Ou seja, é uma opção menos arriscada do que outras que se tem no mercado, uma vez que está associada com um mercado sempre de alta demanda.

Além da demanda sempre alta, os investimentos sempre rendem valores consideravelmente altos, com uma previsibilidade muito boa. 

Também vale mencionar as diversas opções de pagamento e a facilidade com que se pode arcar com custos e com vendas, incluindo taxas de juros mais econômicas. 

Dentro do mundo dos imóveis, as alternativas são inúmeras para os clientes, que têm o conforto de ter sempre a melhor opção.

Isso atrai ainda mais pessoas e torna as ofertas mais irresistíveis. Afinal, sempre haverá uma forma de encaixar a compra ou o aluguel no contexto financeiro. 

O que analisar na hora de decidir vender ou alugar um imóvel?

Vamos agora dividir em três pontos para entender melhor, a fundo, o que avaliar na hora de vender ou alugar um imóvel. 

Avaliar a capacidade de valorização do imóvel

É sempre bom ter em mente a capacidade de valorização de um imóvel ou da região onde ele está localizado, como já pontuamos. 

Caso o imóvel tenha esse poder de valorização, talvez seja melhor esperar um pouco antes de vendê-lo, por exemplo, para optar por um valor mais alto.

Já em casos em que não há oportunidade de valorização, o investidor fica livre para tomar outra decisão. 

Reserva de emergência com liquidez

Outro ponto importante: a liquidez. 

Caso o investidor esteja precisando de um dinheiro maior com maior urgência, pode ser necessário tomar uma decisão em detrimento da outra; fica muito claro, por exemplo, que a venda traz esse valor mais rápido, já que é possível ter acesso à quantia inteira.

Nesse caso, é só escolher uma imobiliária que facilite o processo, como a Inbox, que é referência no assunto. 

Mesmo que haja um tempo até que o dono realmente consiga o dinheiro, é possível conseguir tudo de vez, diferentemente do aluguel e das parcelas mensais. 

Ficar de olho no cenário econômico

Também é importante avaliar o cenário e estar de olho nas condições econômicas ao redor. Afinal, ter um dinheiro maior em mãos, como no caso de venda, ou ter uma renda fixa e constante, como no aluguel: ambos os planos podem ser bons a depender do cenário e da situação.

O investidor deve estar atento às suas próprias condições e entender a importância de tomar a decisão com base nessa análise. 

Quando alugar o imóvel é a melhor opção?

Agora, vamos resumir de forma mais clara em quais situações alugar um imóvel é mais interessante.

Se o imóvel tem um enorme potencial de valorização e o bairro está em melhorias infraestruturais, por exemplo, pode ser uma boa ideia investir no aluguel. Afinal, esse valor pode aumentar com o tempo, o que favorece o proprietário.

Além disso, investir em bairros crescentes e emergentes é ideal, pois a demanda é sempre muito alta. Então, raramente o dono ficará sem inquilino.

Caso o mais lucrativo seja manter uma renda fixa mensal, que pode crescer com o tempo, o aluguel é a melhor opção. 

Quando vender o imóvel é a melhor opção?

Quando se percebe que o imóvel não vai valorizar muito, bem como a região, é melhor então iniciar o processo de venda. 

Quando se precisa do dinheiro rápido, com maior urgência, a venda também se destaca como a opção mais adequada. 

Outro ponto é quando as condições econômicas são boas, o que faz com que não se perca muito dinheiro com a venda naquele momento. 

Anuncie seu imóvel com a Inbox Imobiliária!

Conclusão

A escolha entre vender ou alugar não é fácil. Porém, com a análise certa, investidores e proprietários conseguem saber qual é a melhor decisão a se tomar em cada caso. 

É necessário estar atento à valorização do imóvel, à necessidade de dinheiro urgente e aos custos inerentes de impostos. 




Gostou? Compartilhe esta publicação:

Entre em contato no WhatsApp

Entre em Contato no WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais