O financiamento imobiliário pode ser o melhor caminho até o sonho da casa própria. Entenda neste artigo o que significa financiar um imóvel e as condições necessárias para isso.
Ter um lugar para chamar de lar ainda é o sonho de mais de 50% da população brasileira, de acordo com pesquisa realizada em 2018 pela startup MindMiners. Não é à toa que o setor imobiliário movimenta bilhões todos os anos: motivado pelo desejo da casa própria, o brasileiro não mede esforços para realizar esse sonho, ainda que não tenha o valor total do imóvel em mãos (como é o caso da maioria). Aliás, é justamente aí que entra o financiamento imobiliário: uma escolha que ainda assusta, mas que, com planejamento, pode realmente se tornar a melhor opção.
Neste artigo, você vai entender:
- O que é financiamento imobiliário?
- Para quem serve e quais as condições?
- Como funciona o financiamento imobiliário?
- Principais vantagens do financiamento imobiliário
1. O que é financiamento imobiliário?
Primeiro é preciso entender o que significa financiar. Financiar é o mesmo que pedir um empréstimo ao banco, com direito a parcelas, prestações e juros. Geralmente, o comprador paga um valor “x” de entrada pelo imóvel desejado e o banco se encarrega do restante, dividindo em parcelas por até 35 anos.
Ou seja, financiamento imobiliário nada mais é do que uma linha de crédito de longo prazo, que pode ser oferecida por bancos públicos ou privados. Os imóveis financiados podem ser casa ou apartamento, recém-construídos ou não. O uso do imóvel fica a encargo do comprador, que escolherá de acordo com suas intenções: para fins comerciais ou habitacionais.
2. Para quem serve e quais as condições?
O financiamento de imóveis é uma opção principalmente para todos aqueles que sonham em sair do aluguel e ter um local para chamar de seu. É mais indicado para quem não possui o valor total do imóvel em mãos e pode comprovar capacidades financeiras de pagamento a longo prazo. É preciso ser maior de 18 anos e o mais importante: ter o nome “limpo”, sem restrições ao crédito em órgãos como SPC e Serasa.
3. Como funciona o financiamento imobiliário?
Após análise e aprovação do financiamento imobiliário, o banco é responsável por pagar ao vendedor do imóvel o valor solicitado do financiamento (que pode ser a quantia total ou somente uma parte – sendo a segunda opção a mais comum, visto que a maioria das pessoas não pode comprar à vista). A partir disso, a pessoa se compromete a pagar parcelas ao banco pelo período acordado. O imóvel já pode ser ocupado logo após a primeira parcela e o nome da pessoa fica “vinculado” à propriedade, embora o direito sobre o imóvel financiado continue sendo do banco até a quitação da dívida.
4. Principais vantagens do financiamento imobiliário
Financiar um imóvel é firmar um compromisso que pode te oferecer muitas vantagens, tais como:
=> Utilização imediata: não é preciso quitar todas as parcelas para começar a habitar o imóvel.
=> Pagamento a longo prazo: as parcelas mensais do financiamento tornam-se parte das suas contas, num valor acessível, sem comprometer o seu orçamento.
=> Possibilidade de utilizar o FGTS como entrada: uma ótima forma de destinar aquele dinheiro guardado.
=> Fonte de renda extra: você pode alugar o seu imóvel para terceiros como opção para aumentar a sua renda e equilibrar as contas.
=> Sair do aluguel: o sonho de muitos brasileiros. Inclua-se nisso também!
Ainda tem dúvidas sobre financiamento imobiliário? Quer saber mais? Aproveite e leia no blog: